aproveitando a segunda chance

Este blog é melhor visualizado na resolução 1024 x 768!

segunda-feira, setembro 21, 2009


[Especial] Andando para pegar o Diploma


Numa 5a feira do mês passado, dia 17 de setembro, foi a minha cerimônia de colação de grau como Designer de Moda. Confesso que no início nem dei muita pala pra essa formalidade, ainda mais com a determinação de traje Esporte Fino, que pouco aprecio e me faria aparecer vestindo uma armadura chamada terno, cujo meu não vestia há pelo menos 5 anos...

Uma primeira coisa que tinha me chamado a atenção é que, todo e qualquer formando faz seu devido juramento,mas... e qual o Juramento do Estilista, ou do Designer de Moda, num plano geral? Procurei no oráculo Google e simplesmente não achei NA-DA. E já que hoje em dia, se não tem no Google, simplesmente não existe, dei um jeito de , sem pretensões algumas, criar o meu próprio juramento, inspirado em alguns que eu vi, mas com um contexto bem mais a ver com a atmosfera de Moda. Confiram abaixo:

Juramento do Estilista

Como novo profissional de Moda, prometo:

Dignificar o legado de todos os profissionais que se envolveram na criação e confecção de roupas até hoje e assim deram o sustento de suas famílias.

Buscar sempre inovar e explorar novas formas e usos, promovendo assim à sociedade o fascínio pela novidade através de nossas criações.

E assim manter viva a Roda da Moda, a evoluindo no mesmo ritmo, ou mais frente, que nossa sociedade , mas fazendo uso das referências bem sucedidas no passado.


Confesso que tentei ler esse juramento na cerimônia, mas já que o protocolo não me permitiu, me reservo o direito de publicá-lo aqui para quem quiser ler ou mesmo copiar e utilizar, sem a pretensao dele se tornar " O Juramento do Estilista", mas sim de oferecer uma alternativa ao outro juramento , já que, o atualmente utilizado soa como algo meio genérico,"pré-fabricado", onde eu sentia claramente que, onde se lia "Designer de Moda" antes estava um "___________(coloque o nome da profissão aqui)" ! ... Só por essa impessoalidade e frieza protocolar acho que já merece ser substituído.

Além de toda essa história quanto ao traje e o juramento, outra coisa que meti na minha cabeça também foi que, mesmo com dificuldade, eu ia pegar meu diploma lá na frente ANDANDO! Não sabia nem como, mas ia dar meu jeito. Na fisioterapia da ABBR fiquei treinando bastante, subindo e descendo escadas e rampas, com e sem muletas ou apoios, até que , mesmo com a protese folgada, dei meu jeito pra ir assim mesmo.

Uma coisa que eu não estava contando era que , esse mesmo terno para o qual eu já torcia o nariz ia influenciar bastante o meu andar. A começar pelos sapatos, que não são assim tão confortaveis quanto um tênis... A calça que, para pernas normais até que são confortavelmente folgadas, para encaixes de prótese provisórios o tecido na coxa fica esticado e quase implorando pra romper logo. E a camisa e o blazer formaram então uma dupla que deu super certo pra me limitar os movimentos, já que com eles eu não conseguia sequer levantar os braços e, já que estava contando com o apoio de uma muleta (pq eu sou maluco de andar com uma prótese folgada, mas não sou burro de andar sem apoio pra ficar me estabacando por aí...), e me senti o próprio Robocop indo pro casamento...

O momento da saída de casa foi único. Nos quase 3 anos que eu moro nesse prédio, eu nunca tinha saído de casa e visto o chão daquela altura. A sensação real é como se eu estivesse usando aquelas lentes multifocais (que idosos usam hoje em dia) que parece mudar a altura das coisas de acordo com o ângulo que você olha pras lentes. Realmente é de deixar tonto principiantes como eu. Assim indo, passo pelo hall de entrada, que tem uns lances de descida de escadas (que é bem mais dificil que subida), o que fez que eu, muito sem jeito(ainda mais com o terno), lançasse mão do corrimão. O engraçado nessa parte foi que, justo no momento que estou vencendo os últimos degraus pra finalmente pisar na rua em si, o celular toca, e me encontro numa situação tão complicada , com muleta de um lado, corrimão no outro e calça apertando o celular no bolso, que eu tive que sumariamente ignorar o "triiiin-triiin" estridente. Era só eu atender o celular pra dar "alô" diretamente do chão.

Andar na rua foi a experiencia mais "vida real" que eu tive ao andar com prótese. Já era de se esperar que as calçadas não seriam retinhas e niveladas como o chão da nossa sala, mas prum cadeirante a experiência chega a dar aflição, porque parece que com um sopro de vento mais forte você se desequilibra e desaba no chão. Apesar de ter me desestabilizado várias vezes, consegui não cair até o taxi chegar, e nunca tinha torcido tanto pra este chegar, pois minha chance de queda estava diretamente proporcional ao tempo que ele fosse levar pra chegar...

Até aí, tudo beleza: taxi paradinho na minha frente, porta aberta pra mim, mas... COMO ENTRAR NUM CARRO??? Essa aula eles ainda não tinham me dado! Francamente, foi a coisa mais sem jeito que eu fiz no dia, nunca esperei que fosse tão complicado pra quem tem uma perna robô como eu... apesar disso, consegui entrar, e no mesmo "jeito sem-jeito", sair.

Andar com prótese implica numas regras que só mesmo quem usa entende, e mesmo assim não sabe na teoria qual a lógica disso. Uma das coisas que eu aprendi é que subir escada é mais facil que rampa, e descer rampa é mais fácil que escada. São razões anatômicas que na prática eu posso explicar, e por essas razões, depois de 2 anos e meio só entrando no campus pela rampa, dessa vez optei por seguir o caminho pela escada. Foi algo meio único pra mim passar por aquele lugar que estava lá sempre, só que eu não explorava. Na verdade nem aproveitei tanto o momento, porque o foco mesmo era me agarrar no corrimão e ir subindo, coisa que, com o terno também não foi nada confortável...


Foi um lancezinho de escadas, mas o sufuciente pra me fazer suar como se tivesse corrido alguns quarteirões antes de chegar lá. Apesar da vergonha que senti, tive que ligar o botão do "Foda-se" e seguir em frente, já que o formando lá da cerimônia era eu,né?

=)


Após encontrar com um querido colega de turma e saudar inclusive as ascensoristas que tanto me ajudaram nesse tempo todo, chego na escadaria do 5o andar que leva até o auditório da cerimônia. O que aconteceu foi quase o mesmo que na primeira escada, mas com um "extra", já que o projeto do prédio pareceu tão bem executado que, depois de subir um grande lance de escadas, ainda tem um outro lance pra descer. E pra descer, o estilo é desengonçado mesmo. Ai, eu mereço...


Eu acho que a parte boa de tudo isso foi a reação das pessoas. Ninguém naquela universidade tinha me visto em pé, e muito menos andando... sem contar também que nunca tinham me visto de terno, mas essa parte eu confesso que também dispensaria...

Um cena que ilustrou bem essa reação foi a de uma colega de turma que de longe me viu e veio correndo pra me dar um abraço. Foi uma das mais legais e verdadeiras ações que eu vi naquele dia,e só por ver a felicidade nos olhos dela em me ver assim posso dizer que já valeu a aventura de sair de casa andando.

Ao seguir para o auditório, vejo que ao longe já tinha gente me olhando, não entendendo como aquele cadeirante tava chegando, andando que nem um pingüim... e o grupo de curiosos olhando foi aumentando à medida que me aproximava da porta. Nossa, pode até ter sido uma sensação legal, mas também me espantou,hehehe...

A reação das pessoas foi de espanto e felicidade. Acho que por mais que quisessem, não esperariam me ver naquele momento lá andando, e surpreender a todos eles foi mais um dos meus planos que deu certo.

;-)

Por causa da suposta falta de um juramento do estilista (digo, um juramento REAL, feito pensado nas características do ofício), procurei logo alguém da nova coordenadora do curso, pedindo pra ler em público o texto preparado. Prontamente disseram que não ia dar, que já havia um... e por isso tive que, bem a contragosto, deixar meu projeto na gaveta.

Momentos depois, se inicia a cerimônia, com a execução do Hino Nacional que, depois da Vanusa, nunca mais foi o mesmo pra mim. E me segurar das lembranças da singluar apresentação da intérprete foi o grande desafio.

Logo após, a propria coordenadora me surpreendeu, ao me chama para ler um texto em nome dos alunos. Confesso que nao entendi nada , principalmente pq. Foi ela mesmo guem tinha me vetado de falar lá na frente . De qualquer forma acabei indo lá e lendo o texto que tinha preparado para tal solenidade, que voces podem conferir abaixo:



Promessas de um formando em Design de Moda

-Prometo honrar o nome dos grande estilistas que fizeram a Moda ser o que é hoje, além de nossos professores e também as humildes costureiras que sustentam a família com essa atividade

-Não permitirei de nenhuma forma a exploração do trabalho em quaisquer de suas formas

-Como empregador darei sempre chances às pessoas que, assim como nós, fazem ou fizeram faculdade de Moda ou minimamente se dedicaram a algum curso do meio.

-Não vou desviar para a indústria de falsificação ou criar uma marca com nome ou logotipo parecido com o de outras existentes

-Poderei permitir o trabalho de modelos magras, mas com declarada restrição às anoréxicas.

-Prometo aceitar criticas negativas e com elas aprender a se tornar um profissional cada vez melhor

-Vou compreender exatamente quando chamarem uma cor de Tijolo, Areia ou Cerúleo, porém não serei pedante a ponto de usar esses termos com qualquer pessoa ou situação.

-Quando pedirem minha opinião sobre alguma roupa, prometo dar minha opinião sincera, ou minimamente eufemística, omitindo o que achar conveniente, e somente sugerindo prontamente uma solução para o caso se me sentir apto para tanto.

-Prometo não ter pensamentos leigos diante de uma peça conceito, me questionando se alguém usaria aquilo na rua, até porque já aprendemos todos os porquês disso tudo ao longo do curso. (E se você não aprendeu, por favor se matricule de novo agora!)




Apesar disso, não consegui ler o Juramento , que acabou inédito , portanto só aqui mesmo que vocês podem conferir.

Depois disso tudo então fui chamado pra pegar meu certificado e mais uma vez fui lá pra frente para pegar meu diploma andando. Podia ter sido ato normal,mas pra mim foi MUITO significativo eu ter ido lá e buscado. Eu mesmo e andando.


Após isso entao a professora Marta Feghali se pronunciou para presentear os dois únicos formandos da cerimônia, já que todas as outras eram formandAs...




No final da cerimônia ainda deu pra tirar uma "foto de família" junto da minha sobrinha e a grande motivadora e responsável por tudo isso, minha mãe:



Com a missão de pegar o diploma andando cumprida, a missão agora era concluir o caminho de volta, o que também não foi fácil. Descer 1 andar de escada foi tão tenso que duas gotas de suor escorreram da minha face nesse caminho mínimo.

Chegando à rua então até rolou convite de ir prum bar com as outras formandas, mas o que eu mais pensava naquela hora era de me livrar da armadura-paletó que eu tava usando, e isso só indo pra casa mesmo. Infelizmente.

Pra minha noite não acabar em branco, acabei parando na Parmê aqui em frente ao predio e comendo um "pizza comemorativa" com minha sobrinha, Emanuelle.

E foi esse meu dia especial. Agora a missão em questão, e que ainda não se concretizou, é a de arrumar um emprego na area de Estilo/ Criação de Moda. Passadas algumas semanas desde o evento narrado, posso dizer que pelo menos aqui no Rio de Janeiro, está bem difícil de achar algo,mas se levarmos em conta que anos atrás eu considerava que concluir uma Graduação antes dos 30 fosse um sonho distante e hoje estou justamente narrando isso...

=)


PS: mais fotos do evento nesse link aqui



 

Postado por Antonio Bordallo às 12:37 PM

1 já escreveram

.:: about me ::.



Nome: Antonio Bordallo
Origem: Rio de Janeiro, RJ, Brazil



.:: veja meu perfil completo ::.


.:: links ::.

.:: meu orkut ::.
.:: meu fotolog ::.
.:: fabio keichii ::.
.:: raquel ::.
.:: marjolein ::.
.:: naí­la ::.
.:: luciano ::.
.:: kinna ::.
.:: fernandinha mineira ::.
.:: l@ra ::.
.:: kibe loco ::.
.:: cocadaboa ::.


.:: últimos posts ::.

.:: Eu quero ganhar a rua! ::.
.:: Tirando uma marola ::.
.:: mais um passo, agora na versão 2.0 ::.
.:: UPDATE DO POST ANTERIOR ::.
.:: Sabotagem que estimula, mas dá um prejuízo... ::.
.:: um tombo,dois desequllibrios e muita descoberta ::.
.:: + tempo, + objetivos, + realizações ::.
.:: Depois de um 4/5, nada melhor que um 6/7 ... ::.
.:: RRRC: Reavivar, Realinhar, Refixar e Comprimir ::.
.:: Realizando sonhos em sonho ::.


.:: arquivo ::.

.:: agosto 2005 ::.
.:: setembro 2005 ::.
.:: outubro 2005 ::.
.:: novembro 2005 ::.
.:: dezembro 2005 ::.
.:: janeiro 2006 ::.
.:: fevereiro 2006 ::.
.:: março 2006 ::.
.:: abril 2006 ::.
.:: maio 2006 ::.
.:: junho 2006 ::.
.:: julho 2006 ::.
.:: agosto 2006 ::.
.:: setembro 2006 ::.
.:: outubro 2006 ::.
.:: novembro 2006 ::.
.:: dezembro 2006 ::.
.:: janeiro 2007 ::.
.:: maio 2007 ::.
.:: junho 2007 ::.
.:: julho 2009 ::.
.:: setembro 2009 ::.
.:: janeiro 2010 ::.
.:: outubro 2010 ::.



Powered by Blogger

já visitaram!