aproveitando a segunda chance

Este blog é melhor visualizado na resolução 1024 x 768!

segunda-feira, março 13, 2006


Antônio: Indisciplinado ou Incompreendido?


Estou ficando estranho. E se não for eu, é o mundo que me rodeia. Em menos de uma semana sofro duas reprimendas (pra não dizer esporro) de diferentes profissionais que tratam de mim. O primeiro foi o ortopedista que, depois de ouvir meu parecer sobre o que sinto, arrogantemente me reprimiu, alegando que o profissional de medicina na ocasião era ele e por eu não ter nenhuma formação acadêmica do meio eu não deveria me meter no trabalho dele, pois ele que é o responsável pela minha recuperação, etc... Sem dúvida nenhuma que eu concordo com ele, o único problema é que, já que essa perna que ele trata está grudada em mim 24hs por dia, eu acredito ter alguma informação a acrescentar... e mesmo que não tenha, sigo no direito de saber e tirar minhas dúvidas sobre o que se passa com ela. A real é que por eu ter um conhecimento levemente acima da média dos pacientes (o que eu prefiro dizer que é uma "observação de um ponto de vista diferente"), isso incomoda. O paciente ideal para alguns médicos é aquele que não sabe e nem quer saber o que se passa com ele, que se deixa tratar e analisar sem perguntar nada, como se fosse um objeto qualquer quebrado. Mas não... EU NÃO SOU UM RÁDIO DE PILHA QUEBRADO! E me recuso a ser um "paciente-objeto"... não estou nessa para atrapalhar ou concorrer com profissionais, apenas quero aproveitar oportunidades como essa para desenvolver meu conhecimento...

Hoje fui na fisioterapia, só que devido à um problema que já comentei há dois posts atrás (da atrofia e encurtamento de um músculo da minha perna e essa rasgação de pele que o fixador promove pra recalcificar) eu não estava conseguindo esticar a perna para os exercícios, o que me levou à no mínimo tentar explicar pra fisioterapeuta a lógica de eu não estar conseguindo isso. O que eu não contava é que tal explicação lógica pelo meu ponto de vista fosse transformar tanto o humor da doutora. Ela alterou a voz comigo dizendo que eu não precisava ensiná-la o que ela já sabia e etc... Sinceramente eu não fiz isso no intuito de concorrer à uma cadeira de membro honorário entre os mestres da fisioterapia, apenas queria que ela soubesse porque que eu acho que minha perna dói daquela forma... mas mais uma vez eu aprendi que às vezes , mais ganha quem é burro. Se eu estivesse calado eu seria apenas um "radinho quebrado" pra ela estudar...já que "o radinho" deu palpite... Por causa desse impasse (não a discussão, mas a incapacidade de esticar a perna), minha sessão de fisio foi interrompida antes da metade e fui encaminhado para a fisiatra me ver antes da sessão de quarta... Um fato estranho que fiquei pensando foi, a fisioterapeuta disse pra eu não "ensinar" o ofício dela...beleza, mas a dor que eu estava sentindo nem ela própria conseguiu entender porque que acontecia. Pode ser algo que ela não conseguiu detectar, como também uma sensação nova que ainda não estudaram, mas já que minha palavra é o que menos conta na hora de se tentar explicar um problema...
Esses profissionais poderiam aprender ainda mais se quisessem ouvir o que os pacientes têm a dizer... É estranho ver como que um médico despreza algo que veterinários e pediatras adorariam que seus pacientes fazerem: dizer com suas próprias palavras como e o que sentem... um privilégio que eles simplesmente ignoram por ser algo comum. Pergunte pra um veterinário o quanto seria fácil diagnosticar e tratar um problema assim...

Talvez isso tudo faça parte de mais um dos procedimentos de “distanciamento” dos médicos. Tal processo começa pela caligrafia na hora de escrever a bula, pois uma escrita ininteligível significa simplesmente que pessoas comuns não precisam ler tal documento, apenas médicos e farmacêuticos. Eles só não escrevem uma receita em um outro alfabeto ininteligível, como o hebraico, porque sabem que isso seria algo fora da lei...

Vale dizer que não estou escrevendo isso para ofender esses profissionais que me cuidam. Pelo contrario, por eu gostar tanto deles é que eu acredito que poderiam ter sido mais legais comigo. A fisioterapeuta é uma gracinha de pessoa, tanto que é muito bom lidar com alguém com tamanha doçura e paciência, e o ortopedista é um senhor que me parece bem legal pelo seu jeito sensato e também por sempre perguntar pelas camisas em hebraico... só que simplesmente não posso deixar de considerar os erros, da mesma forma que eles não hesitaram em considerar os meus.

Decidi que de agora em diante vou me esforçar em parecer o mais burro possível no hospital, mesmo que isso seja só para massagear o ego dos profissionais que me cuidam. Descobri que fingir ser burro também é uma inteligência...
 

Postado por Antonio Bordallo às 10:53 AM

0 já escreveram

.:: about me ::.



Nome: Antonio Bordallo
Origem: Rio de Janeiro, RJ, Brazil



.:: veja meu perfil completo ::.


.:: links ::.

.:: meu orkut ::.
.:: meu fotolog ::.
.:: fabio keichii ::.
.:: raquel ::.
.:: marjolein ::.
.:: naí­la ::.
.:: luciano ::.
.:: kinna ::.
.:: fernandinha mineira ::.
.:: l@ra ::.
.:: kibe loco ::.
.:: cocadaboa ::.


.:: últimos posts ::.

.:: Antônio e os bêbados ::.
.:: 40 dias, 4cms... ::.
.:: ...e o gongo indica FIM DO PRIMEIRO ROUND... ::.
.:: 1a Audiência HOJE! ::.
.:: 10 meses do acidente: to com saudade da minha pe... ::.
.:: Carnaval enjaulado ::.
.:: Adoro essas coincidências... ::.
.:: Fotinhos do "último capítulo da novela" ::.
.:: O Final da novela Rolling Stones ::.
.:: E A NOVELA ROLLING STONES ENTRA NOS ÚLTIMOS CAPÍTU... ::.


.:: arquivo ::.

.:: agosto 2005 ::.
.:: setembro 2005 ::.
.:: outubro 2005 ::.
.:: novembro 2005 ::.
.:: dezembro 2005 ::.
.:: janeiro 2006 ::.
.:: fevereiro 2006 ::.
.:: março 2006 ::.
.:: abril 2006 ::.
.:: maio 2006 ::.
.:: junho 2006 ::.
.:: julho 2006 ::.
.:: agosto 2006 ::.
.:: setembro 2006 ::.
.:: outubro 2006 ::.
.:: novembro 2006 ::.
.:: dezembro 2006 ::.
.:: janeiro 2007 ::.
.:: maio 2007 ::.
.:: junho 2007 ::.
.:: julho 2009 ::.
.:: setembro 2009 ::.
.:: janeiro 2010 ::.
.:: outubro 2010 ::.



Powered by Blogger

já visitaram!