aproveitando a segunda chance

Este blog é melhor visualizado na resolução 1024 x 768!

quarta-feira, novembro 29, 2006


A Debandada dos Parafusos


Essa crônica, apesar de não tão bem escrita, acredito ser uma das mais importantes e sem dúvida mais esperadas por muitas pessoas. Contarei nela como ocorreu toda história em torno da aguardada retirada definitiva do fixador da minha perna.

Noite de quinta-feira. Começo a olhar pro fixador com olhos de saudade, sabendo que lhe restam poucas horas ainda como um corpo estranho em meu corpo, e confesso que já não faço idéia de como vou sentir minha perna sem nenhum parafuso depois de tanto tempo. Como provisão a alguma eventual ausência de anestesia, começo a preparar uma solução alternativa e vou dormir...

Desperto às 6 horas, talvez pra chegar logo esse último dia com fixador, ou simplesmente pra não me atrasar e assim ser um dos primeiros a ser atendidos pelo médico. Minha amiga Kiki me pega de taxi aqui na porta do prédio, justo pra não perdermos tempo. Entro na sala do médico e vou logo contando que há uma semana eu levei uma queda, que torceu minha perna e prontamente ele me deu um encaminhamento urgente ao Raio-X, o problema é que o urgente no setor de raio-X leva pelo menos 1 hora, senão mais...
Chegada a minha vez, tirei as "chapas" necessárias, mas nem pude as ver, e muito menos tirar foto, como de praxe, pois já tinha levado tanto tempo que o médico foi pessoalmente lá no setor pra pegar logo o resultado e dar um aval definitivo: minha tíbia não sofrera nenhum abalo e portanto CHEGOU A HORA DE RETIRAR OS PINOS!

Nessa hora eu gelei. Seria um espaço de tempo muito curto entre a notícia que ia ser retirado e a real retirada dos pinos... eu precisava de um tempo pra digerir isso, mas até mesmo a distancia entre o setor de raio X e o da retirada dos pinos me atrapalhava, pois distavam menos de 20 metros... A enfermeira dizendo que o médico já tava chegando... perguntei-a se seria com anestesia que ele faria o procedimento e a resposta foi simplesmente um NÃO. Aí sim que complicou tudo de vez...não me sobrou outra alternativa senão dizer que precisava antes ir para o banheiro. Saí voado prum banheiro adaptado que tem próximo ao setor de RX, mas pra minha surpresa, apesar do banheiro ser feito pra cadeirantes, era permitido o uso apenas a FUNCIONARIOS cadeirantes... que até hoje na real eu so vi um...enfim. Corri pra outro há uns 40 metros, e depois de um xixizim básico, saquei da minha mochila uma daquelas latinhas onde alcóolatra leva whisky, que no momento estava carregada de tequila e entornei uns 5 ou 6 goles non stop, digno daqueles caras que enxugam mesmo... Não sei se foi por causa da bebida, mas já saí do toilete com mais coragem, apesar de um tanto corrido. Cheguei no ambulatório e já estava uma junta de médicos no box, além de algumas enfermeiras e minha amiga. Só deu tempo mesmo de subir no leito e então apareceu uma médica que eu nunca tinha visto na vida (bonitinha até, apesar do jeito de R1...) com uma daquelas chaves de bicicleta e era então iniciado o serviço...

Minha apreensão ainda era grande, o bastante pra eu determinar a ordem dos parafusos que ela ia retirar... e assim ela foi retirando, um por um... no princípio a força pra tirar o parafuso da inércia de quase um ano gerava uma certa dor, mas logo depois passava e saía na boa... os parafusos na região que ainda não tenho sensibilidade nem chegaram a doer tanto, mas então retirados 7 parafusos, chegava a hora de retirar o que eu havia deixado por último, justamente por ser o mais doloroso, pois esta vinha com uma lâmina que andava cortando minha pele já fazia um bom tempo... contraí todos os músculos, virei a cara pra outro lado e fechei os olhos....

...

...digo pra vocês que doeu um tanto sim, mas foi 20% do que eu estava esperando... não sei se ia ser assim mesmo, se a contração dos meus músculos que ajudou ou se houve generosa contribuição da tequila nessa anestesia psicológica, só se que foi assim. E vou logo avisando que a tequila foi apenas um gesto de desespero de quem não agüenta mais sentir dor. Não quero ver gente enchendo a cara antes de ir pro médico não, viu? Na real eu imitei algo q li numa notícia de jornal há muito tempo, que uma mulher fez um parto normal sozinha em casa, depois de ter tomado uma garrafa inteira de cachaça... cortou o cordão umbilical e caiu desmaiada de tão bêbada...

Depois de tal procedimento senti que minha perna doía um tanto ao mexer, isso porque ela ficou tanto tempo acostumada a mexer com um auxilio de um "osso externo" e por isso ficou meio preguiçosa, frágil mesmo...

Mais tarde no consultório do médico (a essa hora minhas faculdades cognitivas estavam realmente debilitadas...), o doutor me contou que o osso estava consolidado sim,mas a 50% e que por isso eu deveria colocar apenas meia-carga na perna, ou seja, não podia jogar todo o peso do corpo nela, pra treinar com a prótese. Para isso então seria necessária a encomenda de uma órtese (um tipo de armação externa que dá suporte ao osso) que suportaria esses 50% de carga restantes... Enquanto eu não conseguir esse aparato, eu não posso voltar a treinar o uso da prótese. Em compensação eu já fui encaminhado para o setor de microcirurgia, que começará a cuidar da reconstrução estética da perna, porque ela está bem da feinha...

Bom, sobre o meu estado etílico em ambiente hospitalar, digo que não dei muita bandeira não, apesar de, quando passados uns 20 minutinhos do "penta-gole" eu já sentia a minha cadeira de rodas bem mais pesada, me sentia meio lerdo, mais alegre e tinha que fazer um esforço muito grande pra não me perder enquanto tentava entender o que o médico dizia, ou seja, um péssimo exemplo...

Voltei pra casa e,já que ainda era muito cedo, deixei pra comemorar mais à noite esse outro grande passo em direção à minha completa recuperação. Comemorei com Prosecco, claro... mas vou logo avisando que foi o terceiro e último da série, gente... senão vocês vão começar a achar que eu tô com grana,né? hahahah...

Grandes dias merecem grandes comemorações. Que venham os próximos...e que venham LOGO!
=D

agora, algumas fotos...

a hora da retirada dos parafusos... já sem o fixador-mestre, que a tal mão está segurando. Detalhe para a minha perninha mecanica bem comportada logo ao lado...

trabalho já feito, mercadoria embalada...


seria esse sorriso de felicidade ou de estado etílico?


momentos depois, mais recomposto e fazendo pose... so pra tentar provar que não é um ébrio-paciente

---

PS: Chega a noite e vou pra cama. Deitado, sinto que não tem mais aquelas brocas grossas onde eu apoiava minha perna pra ela deitar retinha...por um instante senti saudade delas pois agora minha perna ficaria meio entortada...senti saudades sim, mas só até o momento em que peguei um travesseiro alto e o fiz como, não os parafusos, mas minha perna direita mesmo... Posted by Picasa
 

Postado por Antonio Bordallo às 5:23 PM

4 já escreveram

.:: about me ::.



Nome: Antonio Bordallo
Origem: Rio de Janeiro, RJ, Brazil



.:: veja meu perfil completo ::.


.:: links ::.

.:: meu orkut ::.
.:: meu fotolog ::.
.:: fabio keichii ::.
.:: raquel ::.
.:: marjolein ::.
.:: naí­la ::.
.:: luciano ::.
.:: kinna ::.
.:: fernandinha mineira ::.
.:: l@ra ::.
.:: kibe loco ::.
.:: cocadaboa ::.


.:: últimos posts ::.

.:: Tem coisas que só acontecem com o Antônio... ::.
.:: Os dias seguintes ::.
.:: POST ESPECIAL - ANDEI! ::.
.:: Caí - parte 2 (e não foi somente isso...) ::.
.:: De volta ao local do crime... em sonho ::.
.:: Uma visita especial ::.
.:: Grandes Sextas-Feiras a caminho ::.
.:: As Ruas do Centro X Antonio ::.
.:: Viver é foda, morrer é difícil... ::.
.:: CON-SO-LI-DA-DO!!! ::.


.:: arquivo ::.

.:: agosto 2005 ::.
.:: setembro 2005 ::.
.:: outubro 2005 ::.
.:: novembro 2005 ::.
.:: dezembro 2005 ::.
.:: janeiro 2006 ::.
.:: fevereiro 2006 ::.
.:: março 2006 ::.
.:: abril 2006 ::.
.:: maio 2006 ::.
.:: junho 2006 ::.
.:: julho 2006 ::.
.:: agosto 2006 ::.
.:: setembro 2006 ::.
.:: outubro 2006 ::.
.:: novembro 2006 ::.
.:: dezembro 2006 ::.
.:: janeiro 2007 ::.
.:: maio 2007 ::.
.:: junho 2007 ::.
.:: julho 2009 ::.
.:: setembro 2009 ::.
.:: janeiro 2010 ::.
.:: outubro 2010 ::.



Powered by Blogger

já visitaram!